Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A BURGUESIA FEDE - CL Web Rádio

A BURGUESIA FEDE

Por Wendell Setubal

Foto: Reprodução/Internet

ESTE é o título de uma música de Cazuza, menino criado em Ipanema, o pai, dono de uma gravadora, Som Livre, que tinha os direitos sobre as músicas das novelas da TV Globo.

VOCÊ sabe quem é Paulo Martins? É o protagonista de “Terra em transe”, filme de Gláuber Rocha (1967) que mostra a resistência à ditadura. Paulo (Jardel Filho) e a amiga Sara (Glauce Rocha) discutem como derrubar o regime militar: ele defende a luta armada e ela, que simboliza o Partido Comunista Brasileiro, não aceita a guerrilha. Paulo Martins é um brasileiro apaixonado pela transformação social, mas tem uma visão romântica.

NO período Vargas, Getulio decidiu apoiar um jornal para se defender do imperialismo que o acossava para que a exploração do petróleo fosse privada. Getulio criou a Petrobras. O jornal que ele financiou foi “Última Hora”, nascido graças aos empréstimos do Banco do Brasil. Samuel Weiner era o diretor, casado com Danusa Leão, socialite que tinha uma irmã cantora, Nara Leão.

MAS quem brilhava no jornal era Jânio de Freitas (foto), contundente, denunciando os métodos antiéticos da classe dominante. Em 1980, com “Última Hora” em processo de falência, Jânio de Freitas foi para a “Folha de S. Paulo”.

A FAMÍLIA Frias criou a “Folha” e o patriarca ajudou a ditadura, levando em seus caminhões corpos de presos políticos assassinados. O filho, que revolucionou a imprensa nos anos 1980, chamou, em editorial, a Ditadura de Ditabranda.

GLÁUBER Rocha disse que se inspirou em Jânio de Freitas para criar Paulo Martins, ou seja, Paulo Martins era Jânio de Freitas.
JÂNIO de Freitas tem 90 anos.

FOI demitido na quinta-feira, às 12:30. Por telefone. A “Folha” demitiu também Gregório Duvivier.

*Wendell Setubal – Revisor de texto com Pós-Graduação pela PUC-MG. Publicado originalmente na página Fato e Ideias no Facebook.

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019