Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Advogada denuncia OAB-Niterói de forçar sua saída da Comissão de Violência Doméstica - CL Web Rádio

Advogada denuncia OAB-Niterói de forçar sua saída da Comissão de Violência Doméstica

Foto e texto*
[atualizada 14h31]

A advogada Danielle Velasco, de 44 anos, denuncia a seção Niterói da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Niterói) de tê-la forçado a se desligar da presidência da Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica justamente por estar sofrendo violência psicológica e ameaça do seu ex-marido, de quem tem até medida protetiva expedida pela Justiça. Segundo ela, o incidente na OAB-Niterói aconteceu na tarde desta quinta-feira (07-07), após o agressor entrar na entidade para ameaçar a todos. A entidade diz que a advogada entregou o pedido de desligamento espontaneamente (nota completa abaixo).

“Alegaram que estou levando risco à instituição, à integridade dos seus membros, inclusive mencionei isso no boletim de ocorrência de descumprimento da medida protetiva que registrei logo após o ocorrido ontem (quinta) na Ordem. Eles me obrigaram a escrever uma carta, de próprio punho, me desligando da presidência da Comissão por motivos particulares. Eles alegaram que se eu não fizesse isso, iriam me exonerar porque o Conselho da Ordem já tinha se reunido e decidido que não me queria mais lá e depois publicariam uma nota dizendo que eu estava fora da instituição para ele (o agressor) parar de ir lá”, contou a advogada que relatou também o seu sentimento após o episódio.

“Estou me sentindo abandonada, desamparada. Afinal, a OAB que tinha que me ajudar, me proteger me pede para sair porque está com medo. Justamente a instituição que tem uma comissão para apoiar às vítimas de violência doméstica e sou uma delas. Condição esta que eu nunca escondi. Não é justo o que acontecendo comigo e eu não vou me calar”, completou Danielle Velasco.

A advogada disse ainda que está separada desde o ano passado e passou a sofrer violência psicológica, ameaça e perseguição do ex-marido porque ela se recusou a reatar o relacionamento. O agressor, com quem foi casada por 23 anos e tem uma filha menor de idade, chegou a ser preso em junho mas conseguiu ser solto graças a um habeas-corpus. Danielle Velasco preside a Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica desde fevereiro deste ano.

Nota – A OAB-Niterói disse, em nota, que “ela (a advogada Danielle Velasco), então, compreendendo a que ponto havia chegado a grave situação, entregou espontaneamente seu pedido de desligamento, e também pediu desculpas a mim e a todos os funcionários pelo ocorrido. Por esta razão, acolhi seu pedido de desligamento, de modo que o agressor pare de procurar por ela em nosso local de trabalho e, assim, cesse o risco de vida a todos que frequentam o ambiente”. Ainda segundo a nota da entidade, “ela foi acompanhada pela presidente da OAB Mulher Erika Spinelli Pessin, e sua vice-presidente, Andréa dos Santos Coutinho, para fazerem registro na Delegacia de Polícia”.

O presidente da OAB-Niterói, Pedro Gomes, relatou também na nota que houve ameaça a ele, a outros advogados e funcionários da entidade. “Houve ameaça explícita contra a minha vida, a vida do secretário-geral Carlos Alberto Lima de Almeida e a vida de funcionários dentro da sede da entidade, nos dias 6 e 7 de julho, e eu devo prezar pela vida de todos que estão ao meu redor, inclusive presidentes de Comissões, conselheiros e advogados, que também receberam assédio. Precisei até mesmo solicitar ao 12º Batalhão de Polícia Militar a disponibilização de uma patrulha na porta da sede da Casa do Advogado, para a proteção de todos”.

Por fim, Pedro Gomes esclareceu que “a situação pessoal dela cabe somente a ela, e a OAB Niterói pode prestar todo auxílio jurídico que for possível, se a advogada o desejar e solicitar, como qualquer outro advogado ou cidadão”.

*Publicado no site Ladodeca

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019