Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cai fachada de prédio histórico de Niterói - CL Web Rádio

Cai fachada de prédio histórico de Niterói

Fotos: Vitor Soares/ Plantão Enfoco/ e reprodução/

Parte da fachada do edifício do extinto Instituto de Fomento e Economia Agrícola do Estado do Rio de Janeiro (Ifeaerj), na Avenida Jansen de Mello, 3 – São Lourenço (divisa com o Centro, na Praça Renascença, em frente ao Porto de Niterói) caiu no final da manhã desta quarta-feira (27). De acordo com o portal “Plantão EnFoco”, ninguém se feriu.

O economista Almir Cezar Filho, apresentador do programa Economia É Fácil, da Web Rádio Censura Livre, escreveu sobre a atual situação de abandono de prédios históricos do Centro de Niterói, entre os quais o do Ifeaerj.

Inaugurado no dia 2 de outubro de 1929, o edifício foi projetado por Pietro Campofiorito e “foi o primeiro edifício de grande porte construído em concreto armado em Niterói e também o primeiro a possuir elevador”. O prédio tem cinco pavimentos.

Segundo a reportagem do “Plantão EnFoco”, o reboco da fachada caiu sobre a fiação, impedindo a passagem de pedestres na calçada.

ARTIGO SOBRE O EDIFÍCIO

“[O prédio]caracteriza-se por apresentar uma composição de linhas pré-modernistas, com ornatos de tardia feição eclética.
Vários outros órgãos públicos ocuparam este espaço, como o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, entre 1990 e 1995. O imóvel abrigou a sede do Espaço Cultural Conselheiro Paschoal Cittadino do Tribunal de Contas do Estado e a Escola de Contas e Gestão, ambas unidades foram transferidas para anexos do TCE-RJ no Centro do Rio.
Pessoas que trabalham na proximidade afirmam que ladrões levaram todos os aparelhos de ar refrigerado e objetos de valor, além do elevador antigo, apesar de o prédio estar localizado próximo ao quartel do 12° Batalhão da Polícia Militar e em frente à Policlínica do Exército. Roubaram até o elevador, um dos primeiros a ser instalado no estado em 1929, quando o edifício foi inaugurado”, escreveu Almir Cezar Filho.

A reportagem não conseguiu contato com o governo do Estado, proprietário do edifício.

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019