Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

COMPLEXO DO ALEMÃO: PARA POBRES E NEGROS: MORADIA. PARA DIREITA PSICOPATA: SANGUE - CL Web Rádio

COMPLEXO DO ALEMÃO: PARA POBRES E NEGROS: MORADIA. PARA DIREITA PSICOPATA: SANGUE

Wendell Setubal*
Foto: Montagem/Reprodução

 

ESBOÇAREI a gênese do Complexo do Alemão, a partir dos elementos principais: os matadores, do Estado ou não; o Comando Vermelho. São elementos que podem explicar a barbárie da burguesia no Rio de Janeiro.

DE início, um paradoxo: Milton Le Cocq era um policial bem-visto pela bandidagem. Quando morre, policiais criaram em sua homenagem a Scuderie Le Cocq, extremamente violenta, a maioria oriunda da temível Invernada de Olaria. Era o embrião do Esquadrão da Morte, que passa a matar, desde que se pague. De graça, nunca.

COM o tempo, rumam para a Baixada Fluminense, optando por Nova Iguaçu, onde sofrem críticas de Dom Adriano Hipólito, inimigo da Ditadura militar. Os esquadrões são particulares ou ligados ao Estado.

ALÉM de Nova Iguaçu, a Baixada inclui Caxias, onde o parlamentar Tenório Cavalcanti ia às reuniões com uma metralhadora chamada Lurdinha.

HAVIA, também, o culto afro de Joãozinho da Gomeia, visitado pela intelectualidade. Como Sartre, Simone de Beauvoir e Camus.

AS considerações feitas sobre a polícia se referem à Polícia Civil. Quanto à PM, é liderada por bolsonaristas psicopatas. Só que a composição da PM é de pobres e negros. Não privilegiados. A discussão não começa aqui, vem dos anos 1960, e um de seus proponentes foi Pier Paolo Pasolini. Exemplifiquemos: uma cabeleireira do extinto Jean Louis David me disse que NINGUÉM sabia no seu trabalho e na vizinhança que seu marido era PM. Sua farda era lavada na casa de sua mãe. Ele morava no Complexo do Alemão.

EIS, sumariamente, o modo como a violência nasceu e se desenvolveu.

O Outro Lado

O COMANDO Vermelho nasceu na Ilha Grande e seu principal mentor foi William da Silva Lima. Era autodidata e gostava muito dos Panteras Negras.

ESTES cometiam pequenos delitos, visando ser presos e condenados. Na prisão buscavam conscientizar a massa carcerária negra, explicando por que estavam ali e o que fazer quando estivessem em liberdade.

UM dos integrantes do Comando Vermelho havia assaltado bancos em Jequié, interior da Bahia, e fora preso e condenado no Rio. Chamava-se Souza e fora do PCdoB na Bahia. O encontro fundamental de William foi com Januário Pinto de Oliveira, Janu. Estava preso na Ilha Grande por participação na Vanguarda Armada Revolucionária Palmares, a VAR-Palmares, liderada por Carlos Minc, Dilma Rousseff e o inimigo público número 1, Carlos Lamarca, capitão do Exército, que fugiu do Batalhão levando armas e munições.

O IRMÃO de Janu fora assassinado pelo Exército e sua irmã presa e torturada para revelar seu paradeiro. Tornaram-se amigos, fugiram da Ilha Grande (o que o dinheiro não faz) e começaram a assaltar bancos. Pretendiam fazer um trabalho político a partir da casa de Souza, Morro do Adeus, Complexo do Alemão.

AOS poucos foram presos e Janu (meu cunhado) foi em uma quinta-feira pré-carnaval tomar cerveja em um bar no Jardim Alcântara, com gente do Comando. Abordado pela PM, Janu sacou o revólver e matou o PM. Sua mulher disse que ele não saiu armado, mas há uma interpretação psicanalítica sobre o fato.

JANU me disse que o pessoal se recusava a fazer o trabalho político: “Janu, você faz o trabalho político e a gente faz os assaltos.” William precisava de tempo para ganhá-los. Quando ele atira no PM, é como se dissesse “Eu sou um igual a vocês.”

COM a prisão de William e o assassinato de Janu, degolado pela PM de São Gonçalo, o Comando traz o segundo escalão, notabilizando-se Escadinha. O Brasil voltava a fazer parte da Rota da Cocaína.

O Presente

O DOMÍNIO territorial do Comando Vermelho leva-o a sair com vantagem em uma negociação. Pode ter havido o movimento solitário de Castro, que é candidato a uma vaga no Senado. Virou algo maior, a bala de prata da direita, a bandeira que resta.

Aguardemos os próximos lances.

*Wendell Setubal – Revisor de texto com Pós-Graduação pela PUC-MG. Publicado originalmente na página Fato e Ideias no Facebook. Assista ao programa OPINIÃO. (link abaixo).

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1428642442600884&set=a.471887694943035

https://www.youtube.com/watch?v=bZqMcxn85Bo

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019