Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

GUERRA SÓ É SIMPLES NA GLOBO - CL Web Rádio

GUERRA SÓ É SIMPLES NA GLOBO

Por Wendell Setubal*
Foto: Anatolii Stepanov /AFP

A RÚSSIA invadiu a Ucrânia e a Globo escolheu um lado: o norte-americano. Há mocinhos e bandidos. No filme que eu vi, só tem bandido.

AS pequenas repúblicas sempre orbitaram em volta do Grande Império russo. As mais afastadas não sentem tanto esta pressão, mas a Ucrânia e a Bielorrússia ora se veem independentes, ora querem a anexação com Moscou.

OS Estados Unidos, após a dissolução da União Soviética, concordaram que a OTAN não tinha o que fazer porque as tropas do Pacto de Varsóvia foram desfeitas. Só que aumentaram o efetivo de tropas, que foi como um recado para a Alemanha, a Rússia e a China: Quem manda somos nós. E a OTAN cerca a Rússia. O que serviu de pretexto para a invasão.

QUANTO à Ucrânia, em 2014 uma revolta popular derrubou Viktor Yanukovych. Parecido com o nosso 2013, parte da esquerda brasileira só enxerga a direita no levante. Certo é que a direita ucraniana é bem organizada e forte. Tolice achar que Putin vai exterminá-la. O pior é que, além de defender a invasão, esta esquerda brasileira descobre virtudes em Putin, esquecendo que é de extrema direita.

QUEM tem de decidir sobre o futuro da Ucrânia são os ucranianos. Nem russos, nem norte-americanos têm esse direito.

ORIENTE e Ocidente, China e Rússia versus EUA. Conflito entre as elites. Como diria Zagallo, que empate o melhor…

*Wendell Setubal – Revisor de texto com Pós-Graduação pela PUC-MG. Publicado originalmente na página Fato e Ideias no Facebook.

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019