Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Hemonúcleo de São Gonçalo faz apelo por doadores de sangue - CL Web Rádio

Hemonúcleo de São Gonçalo faz apelo por doadores de sangue

Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura

O Hemonúcleo de São Gonçalo precisa aumentar o estoque de sangue e apela à população para comparecer à unidade para doações voluntárias. O hemonúcleo atende às unidades de saúde do município vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com uma média de 20 doadores por dia, a unidade precisa de, pelo menos, 40 doações diárias para ter um estoque adequado.

“Estou doando pela primeira vez. Um parente está precisando e tomei a iniciativa de realizar esse ato de amor. Pretendo doar outras vezes”, comentou Hugo Leonardo, de 46 anos.

A doação não gera riscos para o doador, como explica o médico da Secretaria de Saúde de São Gonçalo.

“O ato de doar não coloca em risco a vida de ninguém, muito menos a do doador. O único que está em risco é o paciente que vai ficar sem sangue”, alerta o hemoterapeuta Márcio Louback.

Para fazer a doação, é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 18 e 60 anos de idade, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue ou processo inflamatório, não ter feito tatuagem e instalado piercing há menos de um ano.

Menores de idade, a partir dos 16 anos, podem doar com a devida autorização dos responsáveis. 

COVID-19 – De acordo com os médicos, pessoas que já tiveram Covid-19 podem doar, uma vez que não há confirmação de contaminação por transfusão de sangue.

Contudo, no protocolo adotado, a pessoa precisa esperar 30 dias para doar, respeitando o tempo necessário para evitar o contágio no ambiente da unidade.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n°, ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019