Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Palácio abandonado e saqueado no Centro de Niterói - CL Web Rádio

Palácio abandonado e saqueado no Centro de Niterói

Da Redação/

Um patrimônio histórico e cultural brasileiro em Niterói está em ruínas por omissão da Prefeitura e Governo do Estado, às vésperas do bicentenário da Independência do Brasil e dos 450 anos de fundação da cidade.

O Palácio São Domingos, também conhecido como Palácio Praia Grande ou Palácio de Niterói, fica na Rua Marechal Deodoro, Centro. O edifício tombado pelo Patrimônio Histórico estadual e municipal foi originalmente palacete de verão do imperador D. Pedro I, quando ele visitava a cidade ou “fugia” da Corte.

Depois da abdicação do primeiro imperador do Brasil, foi arrebatado em um leilão, tornando-se o primeiro prédio público próprio da Província do Rio de Janeiro (1835), abrigando por décadas a Tesouraria e a Secretaria Geral mesmo com a chegada da República.

Com a fusão com o Estado da Guanabara e transferência da capital estadual, o imóvel seguiu até décadas passadas a abrigar a Secretaria de Estado de Fazenda.

Recentemente, após transferência final de repartições da Fazenda, sediou o gabinete da Secretaria de Estado de Trabalho. Atualmente, está preservada apenas a ala cedida a terceiros e a parte que abriga uma agência bancária. O restante do prédio está fechado aguardando nova destinação.

Há semanas, o prédio foi invadido e há sinais visíveis de saques de itens, como portas, janelas, portões e grades.

A situação de degradação, além de oferecer perigo aos pedestres e risco de incêndio e outros sinistros para a perda do patrimônio histórico-cultural e à saúde pública (vizinhança do Restaurante Popular), contribui para prejudicar a atratividade do comércio local.

A Prefeitura de Niterói que, no momento, investe milhões em obras para marcar a dupla celebração da Independência e do aniversário de 450 anos da cidade (a ser comemorado ano que vem) e um projeto de revitalização do Centro, deveria assumir o prédio e restaurá-lo para destinar a novo uso. Especialmente quando gasta igualmente milhões em aluguéis de imóveis para abrigar suas repartições.

A população aguarda uma intervenção urgente da Prefeitura antes que seja tarde demais.

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019