Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Por que o fechamento do El País é grave - CL Web Rádio

Por que o fechamento do El País é grave

Por Leandro Demori/
Editor-executivo do Intercept Brasil/

Uma notícia pegou jornalistas e leitores de surpresa na manhã de ontem: a versão brasileira do site espanhol El País encerrou suas atividades.

Em menos de dois anos, três versões brasileiras de grandes veículos internacionais fecharam as portas: antes do El País, o BuzzFeed News e o Huffpost já haviam deixado o Brasil em 2020. Notícias como essa têm gosto um pouco mais amargo para nós porque, além de colegas, estivemos juntos no front: El País e BuzzFeed News foram parceiros do Intercept na publicação da Vaza Jato.

Além de triste, o cenário é grave: ele escancara a fragilidade da imprensa em um momento histórico crucial para a democracia.

Ao menos nos casos do El País e do BuzzFeed News, as notas oficiais deixaram claro que o que tornou a operação impossível foi um velho conhecido das redações do século 21: o dreno financeiro das publicações.

Desde que o jornal migrou das bancas para o digital e a ideia de assinatura de um veículo fechado envelheceu, as redações vivem uma batalha diária para repensar sua sustentabilidade financeira. Quando se trata de redações independentes, o problema é acrescido de outro: não é só que não temos anunciantes, nós não queremos esse apoio.

O preço dele muitas vezes é derrubar reportagens que incomodam poderosos.

El País Brasil passou a integrar a equipe de apuração dos dados da Vaza Jato em agosto de 2019. A parceria rendeu reportagens excelentes. Uma delas, “Como os grandes bancos escaparam da Lava Jato”, que eu e a nossa editora Paula Bianchi assinamos com os colegas Marina Rossi, Regiane Oliveira e Daniel Haidar.

O texto mostrou como os procuradores da Lava Jato tiveram ciência, mas fizeram vista grossa para suspeitas de crimes graves cometidos pelo setor bancário — desde o eventual silêncio sobre movimentações ilícitas até o uso de informações privilegiadas do Banco Central que renderiam lucros aos bancos. E ajudou a desmascarar o mito de que a Lava Jato punia sem olhar a quem.

Fechamento de veículos, seja você um fã ou crítico de suas linhas editoriais, é sempre algo a lamentar. Uma redação que fecha são diversos pontos de vista, vivências, questionamentos e vozes que se calam — sem entrar no mérito da crise do jornalismo, com dezenas de profissionais demitidos.

São criminosos e abusadores que deixam de ser denunciados, esquemas de corrupção que deixam de ser debelados, cenários e mudanças que deixam de ser analisados. Péssimo para a democracia, excelente para governos autoritários. É a esse ponto que quero chegar: perder tantos veículos jornalísticos às barbas das eleições mais importantes das últimas décadas é um risco enorme.

O clima entre os jornalistas sempre é de desalento e, claro, medo em relação ao futuro quando uma notícia dessas chega aos nossos grupos. Não é para menos. Mas, na esteira das perdas, das demissões e dos finais, é urgente repensarmos recomeços.

Não acreditamos que uma profissão essencial para a democracia possa simplesmente deixar de existir. Por séculos, o jornalismo lutou para defender direitos, derrubou governos corruptos, anunciou o novo. Errou muito, também, claro.

Mas, às vésperas de um ano eleitoral que pode aprofundar a dramática crise institucional em que vivemos, precisamos acreditar que ainda há muito há ser feito: ainda há muito o que acertar.

Em um cenário de incertezas, no TIB nós acreditamos que o jornalismo não pode mais ser pensado sem um massivo apoio dos leitores. No caso do El País Brasil, o site chegou a abrir financiamento coletivo para membros, mas não foi o suficiente para evitar o fim do projeto.

No anúncio da parceria com o TIB na Vaza Jato, El País Brasil publicou: “os jornais têm muitas obrigações em uma sociedade democrática: responsabilidade, confiabilidade, equilíbrio e compromisso ante os cidadãos. Não estava e não está entre elas proteger os agentes públicos e os poderosos em geral de revelações embaraçosas”. Não trocaríamos uma vírgula.

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019