Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em São Gonçalo/RJ - CL Web Rádio

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em São Gonçalo/RJ

Fotos: Filipe Aguiar (“O São Gonçalo”) e Ascom Câmara
Texto: Antônio Figueiredo
Edição: Dayse Alvarenga

O prefeito eleito de São Gonçalo, Nelson Ruas dos Santos (Avante), seu vice, Sérgio de Oliveira Gevu (PL); e 26 dos 27 vereadores da cidade – o único ausente foi o vereador e ex-presidente da Câmara, Diney Marins (Cidadania) – tomaram posse nesta sexta-feira (01/01/2021).

Em solenidade, durante a manhã, no Palácio 22 de Setembro, o vereador Lecinho (MDB) foi eleito por unanimidade (26 votos e através de chapa única) para presidir o Legislativo Gonçalense no biênio 2021/2022. Em discurso, o peemedebista defendeu alteração no Regimento Interno da Casa e que só haja uma reeleição para comandar Legislativo municipal.

Como determina o Regimento Interno do Legislativo, o vereador mais votado, Claudinei Siqueira (Republicanos), presidiu a sessão. Foi lido o juramento, e os 26 vereadores presentes assinaram o termo de posse. Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Claudinei quebrou o protocolo, fazendo uma oração antes da leitura do termo de posse dos vereadores.

ELEIÇÃO NO PARLAMENTO – A sessão foi suspensa por 10 minutos, para inscrição de chapas à presidência da Câmara. A única chapa inscrita, encabeçada pelo vereador Lecinho, teve unanimidade dos votos (26).

Os demais integrantes da Mesa Diretora eleitos foram: Vinicius (Solidariedade), 1º vice-presidente; Magu dos Brinquedos (Avante), 2º vice; Claudinei Siqueira (Republicanos), 3º vice; Cici Maldonado (PL), 1º secretário; Bruno Porto (Cidadania), 2º secretário; Piero Cabral (PMB), 3º secretário.

DEFESA DA UNIDADE – O último ato da sessão foi a posse do prefeito Nelson Ruas e do vice, Sérgio Gevu. Em seu discurso, o prefeito demonstrou que as prioridades de seu governo são a segurança e a geração de emprego. “Vamos devolver a autoestima de nosso povo e o desenvolvimento de São Gonçalo, que só tem um caminho através de muito trabalho: voltar a ter segurança para gerar seus próprios empregos e investir na qualidade de vida”, disse em discurso após sua posse.

O novo chefe do Executivo gonçalense reconheceu que terá muitos desafios para cumprir o prometido. “As dificuldades são inúmeras, mas como em toda a minha vida, nunca recuei diante de qualquer desafio”, discursou.
O prefeito disse que deseja contar com todos os membros do Legislativo. “Em política não se olha para o retrovisor. [Em meu governo] não haverá revanchismos”, afirmou Nelson Ruas, assinalando que quer contar com apoio também de toda a classe política da cidade. Entre os convidados, estava o deputado federal Altineu Côrtes (PL).

‘CONTRA AUMENTO’ – Sobre o arquivamento do projeto de lei que aumentava os salários do prefeito, vice e dos secretários, Nelson Ruas negou que tivesse sido consultado pelo ex-prefeito José Luiz Nanci (Cidadania) no envio da mensagem à Câmara.

“Quero enaltecer esta Casa pelo arquivamento do pedido de aumento de salário do Executivo do qual eu não fui consultado”, disse.
Procurado, o ex-prefeito José Luiz Nanci não havia respondido sobre a declaração do seu sucessor sobre projeto de aumento dos vencimentos do Executivo municipal até o fechamento desta reportagem.

O vereador Diney Marins não foi localizado para justificar sua ausência da sessão de posse.

LECINHO É ELEITO COM VOTO DA ‘OPOSIÇÃO’

Os vereadores de oposição ao governo do prefeito Nelson Ruas (Avante) seguiram os colegas que deverão compor a base de sustentação do chefe do Poder Executivo em São Gonçalo no Legislativo. Professor Josemar (PSOL) Pablo da Água, Priscila Canedo (ambos do PT) e Romário Regis (PCdoB) votaram na chapa única encabeçada por Lecinho (MDB), candidato do prefeito Nelson Ruas.

O Professor Josemar negou que seu voto seja em apoio ao governo municipal. “Não estou votando numa chapa que tenha alinhamento ao governo, até porque, se a gente começar assim, começaremos errado”, afirmou o vereador do PSOL.

Josemar disse que sua posição está calcada em compromissos assumidos pelo presidente da Câmara.

“Lecinho, meu voto vai ser na sua chapa, na sua presidência, acreditando que nós temos que mudar a estrutura dessa Casa. Nós temos que ter um Legislativo que tenha audiência pública e que a população se faça presente aqui”.

O representante do PCdoB, Romário Regis, apresentou a mesma posição ao justificar seu voto no candidato do prefeito Nelson Ruas. “A conversa que a gente teve foi pela independência da Casa. Meu voto vai em você [Lecinho] garantindo a independência da Câmara da melhor forma possível”, sustentou Romário.

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019