Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Secretário de Ordem Pública promete cumprir plano questionável de retirada de barricadas em São Gonçalo - CL Web Rádio

Secretário de Ordem Pública promete cumprir plano questionável de retirada de barricadas em São Gonçalo

Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura.
Atualizada: 19h57.

Escolhido pelo prefeito Nelson Ruas para acabar com as barricadas em São Gonçalo, o secretário municipal da Ordem Pública (ex-Secretaria de Segurança Pública), major da Polícia Militar David Ricardo Gonçalves Costa, de 43 anos e há 21 na PM, disse, nesta terça-feira (05/01), que precisará da corporação da qual faz parte e também da Polícia Civil para cumprir a principal promessa de campanha do novo chefe do Executivo gonçalense. O secretário deixou, no entanto, muitas lacunas para executar o questionável plano, como, por exemplo, preservar a vida dos moradores em caso de conflitos armados com os bandidos.

“Efetivaremos a proposta da retirada das barricadas do Capitão Nelson [Ruas dos Santos] na prática. Para isso, vamos nos organizar com as polícias Militar e Civil, traçar estratégias e atacar os pontos nevrálgicos do município. São Gonçalo está muito carente de atenção e de boas práticas”, afirmou ele.

DESAFIO – Com experiência em operações no Centro Presente, Niterói Presente, entre outras, o major terá um desafio bem maior à frente da Ordem Pública gonçalense. De acordo com o aplicativo ‘Onde tem barricada?’ – criado pelo extinto jornal “O São Gonçalo” –, em novembro do ano passado, 339 ruas do município estavam com as obstruções instaladas por traficantes.

Segundo o site do jornal “A Tribuna”, naquele mês, o bairro que acumulava mais barreiras era o Jardim Catarina (59). Seguido de Santa Luzia, com 27 barricadas e Trindade,18.


Reprodução/”A Tribuna”

CURRÍCULO – Segundo a Prefeitura, o major David, que, entre agosto e dezembro de 2020, era o coordenador operacional do programa Segurança Presente no Estado, é bacharel em Segurança Pública, tendo ingressado na PM em 2000.

Três anos depois, David entrou para a Academia da PM, chegando a aspirante a oficial em 2005. Em 2006, foi para o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur). No ano seguinte, coordenou a Operação Arariboia, que tinha o propósito de ordenamento urbano na vizinha Niterói.

Ainda segundo a Prefeitura, o secretário de Ordem Pública gonçalense também foi chefe de equipe das operações Lei Seca, em 2009, e da Barreira Fiscal, entre 2010 e 2014. Um ano depois, coordenou o Lapa Presente, comandando ainda o Centro Presente, Centro Presente, Niterói Presente e Nova Iguaçu Presente.

ATUALIZAÇÃO – Questionado pela reportagem da Web Rádio Censura Livre sobre prazo para início das ações e qual o planejamento para preservar a vida dos moradores com o perigo iminente de possíveis conflitos armados, a Prefeitura de São Gonçalo limitou-se a responder que “o secretário de Ordem Pública, major David Ricardo Gonçalves, está realizando o mapeamento das primeiras áreas a receberem o programa de segurança e cidadania, que irá remover barricadas e implantar serviços públicos”.

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019