Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

SG falha no distanciamento social apesar de decreto municipal em vigor - CL Web Rádio

SG falha no distanciamento social apesar de decreto municipal em vigor

Muitas pessoas estão circulando no Alcântara apesar do comércio fechado

Moradora, sem se identificar, demostra preocupação com aglomeração no Alcântara

Foto: Divulgação
Texto: Dayse Alvarenga

Tem sido constante o relato e a preocupação de muitos moradores de São Gonçalo nas redes sociais em relação ao não cumprimento de distanciamento social por parte de inúmeros cidadãos da cidade para minimizar a proliferação do novo coronavírus na cidade. Os moradores prudentes e cumprindo à risca o isolamento social cobram também, por sua vez, uma ação mais enérgica da Prefeitura para conscientizar os mais imprudentes, principalmente no centro comercial do Alcântara onde muita gente tem circulado diariamente na região apesar das lojas fechadas, com exceção dos chamados serviços essenciais.

“Cadê a fiscalização da Prefeitura para frear a insistência das pessoas em circular e se aglomerar em pontos de ônibus? Não poderiam ser realizadas ações educativas de agentes da Prefeitura para esvaziar mais as ruas? Será que todas estas pessoas que estão na rua têm um motivo sério para isto? São adultos, idosos e crianças que se arriscam sem nenhuma preocupação com o perigo que estão correndo. Se continuar assim, São Gonçalo vai virar Nova Iorque”, argumentou uma moradora do Alcântara que preferiu não se identificar.

Os moradores questionam também o fato do governo municipal não ter determinado o uso obrigatório de máscaras como fizeram outras cidades nos quais os números de casos da doença em grande escala, como Rio e Niterói.

“Gostaria de saber por que o prefeito (José Luiz Nanci), que é médico, apenas recomendou o uso de máscaras?”, indagou a psicóloga Natália Pessanha, moradora do Centro de São Gonçalo.

Respostas insatisfatórias – Questionada sobre medidas de fiscalização e educação em relação a pedestres nas ruas, a Prefeitura de São Gonçalo não informou ações são ou podem ser feitas, principalmente no centro comercial do Alcântara. O governo municipal detalhou somente que a Vigilância Sanitária, em conjunto com Guarda Municipal e a Fiscalização de Posturas, tem realizado em relação ao cumprimento do decreto de fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais.

“São vistoriados cerca de 100 lugares diariamente. Ao todo, no município, já foram visitados mais de mil estabelecimentos pelas equipes da Prefeitura. Durante as vistorias, na primeira visita, os locais são orientados a fechar, evitando a aglomeração de pessoas e respeitando o decreto da quarentena. Os comerciantes que não acatam a orientação são multados, e o valor do auto de infração custa R$ 9 mil. Os locais que não possuam licença sanitária e não apresentem segurança à saúde da população são interditados e impedidos de funcionar”, disse a Prefeitura sem esclarecer, no entanto, quantos comércios foram multados em São Gonçalo desde meados de março, quando foi publicado o decreto.

Sobre a não obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade, a Prefeitura de São Gonçalo alegou que “para obrigar, o ideal seria que se disponibilizasse pelo menos cinco máscaras por pessoa, já que deve ser trocada a cada duas horas. Para 1 milhão de pessoas, acaba dificultando. Mas a medida pode sim ser repensada mais à frente”.

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Censura Livre- 2018 ~ 2019